A palavra Economia vem do latim Eco que significa Casa e Nomia que conota organização. Tudo o que geramos economicamente tem uma origem na Natureza. O desenho da Natureza é abundante e eficiente. Uma semente é capaz de gerar quilos e quilos de frutos e centenas até milhares de sementes que por sua vez tornão-se frutos. Todo valor econômico advém da Natureza.

Esse desenho Natural e inteligente esta presente também em um pensamento orgânico que observa os fluxos naturais e seus ciclos.

É esse pensamento que aqui estamos interessados em investigar como potencializar através da interação humana. Quando o Gondola Segura nasceu como uma proposta de pesquisa em 2004, essa visão integrativa de mundo era muito distante para nós, pois estávamos focados em segmentos.

Foi necessário uma década para despertar a esse entendimento de que um projeto é também um cultivar, uma produção orgânica e natural por meio de ciclos-estações e que tem sua função de servir intrínseca ao que este paradigma: produzir alimentos, traz de maneira imperativa: o cuidado, assim como as relações.

A Transição de plataformas de informação para plataformas de tecnologias sociais.

O paradigma que compreendemos como preparar o solo é transicionar de um paradigma de projetos para produtos e processos com centrados nas pessoas. De criar tecnologias de forma unilateral, como ferramenta de uso individual, co criarmos para uso coletivo.

Um produto tem ciclos de vidas e não simplesmente começo-meio- fim, mas um constante processo de cultivo.

Não são as tecnologias que mudam o mundo, pessoas mudam o mundo, e tecnologias auxiliam as pessoas, e porque não inserir as pessoas no processo de desenvolvimento de suas próprias ferramentas?

Existem ciclos de começo-meio-fim-preparo para recomeçar de forma evolutiva um cultivo. A evolução inclui a ética e a partilha justa para que exista equilíbrio. Para isso distribuição é a chave. E o que então distribuímos?

A Gondola Segura distribui para os consumidores informação gerando conhecimento sobre o consumo, sobre as reações e consequências de consumir produtos contaminados com agrotóxicos, orgânicos com preços altos através de redes varejistas e decisões a respeito de políticas públicas sobre a alimentação e produção agrícola local, regional, nacional e internacional.

Somos uma escola sobre Consumo e Consumo Consciente. Queremos ser uma Universidade sobre Produção e Comercialização Cooperativa de alimentos orgânicos e agroecológicos.

Com essa compreensão e maturidade que adquirimos durante anos de investigações e interação com o “campo”, ou seja, com produtores rurais, aprendemos que a maneira de atuar neste segmento é completamente singular. Não existe fórmula mágica, mas exite relações mágicas.

Nosso negócio está além de ser um provedor de ferramentas digitais ou empresariais para os produtores, é antes de tudo, um sonho humano de ser um instrumento de transformação positiva para a vida de muitas famílias que por diversos motivos estão sem perspectivas de desenvolvimento sustentável e ou econômico.

Uma das maneiras de melhorar a vida do produtor é primeiro aprendendo a escutar-los. Nada de ensinar, capacitar ou querer demonstrar soluções. Basta para um processo evolutivo, inicialmente, a visão apreciativa sobre o trabalho, localidade e visão de mundo desse produtor ou produtores.

Em seguida, através de um processo co criativo e coletivo, estes mesmos produtores serão e são capazes de emergir conhecimentos através de sua própria rede, encontrando nela especialistas e técnicos em diversas áreas que permitam as famílias do campo continuarem no campo com qualidade de vida e dignidade, uma vez que, sejam reconhecidos e motivados a buscarem respostas para suas próprias perguntas.

Agro Em Rede é uma das tecnologias sociais que estamos empregando para empreender em rede. Através de metodologias ativas e encontros dinamizamos pessoas diversas entre si com o objetivo de colaboração.

Em seguida, sinergias são encontradas e objetivos comuns ativados, como foi o caso da relação entre Solo Vivo e Gondola Segura, dando origem ao Gestor de Custos.