Visão Geral
O folheto abaixo demonstra o ciclo semente da plataforma.

Somos um grupo de pesquisadores, especialistas e empreendedores que investigando sobre o tema de Segurança Alimentar criaram projetos que deram origem a novas empresas com o objetivo de desenvolver ferramentas digitais e métodos para promover e otimizar o setor de produção e consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos.

A primeira etapa ocorre de 2005 a 2012 onde concluímos um ciclo semente desde da pesquisa a fundação da primeira empresa até a expansão de uma segunda empresa nascente dentro do recente ecossistema de inovação do Brasil na incubadora de base tecnológica da UNESP/FCA a Prospecta, através da da pesquisadora Dra. Ana Beatriz de Castro Lopes, quando a empresa BMA Rastreabilidade foi criada em 2005.
Em 2009 a empresa Aequalis Arquitetura e Engenharia de Software é contemplada com um plano de negócios sobre Caderno de Campo Eletrônico no edital PRIME – Primeira Empresa Inovadora após o Analista de Sistema Diogo de Castro Lopes ter criada em uma segunda empresa em 2008 focada em tecnologia para atender as demandas e projetos da BMA.

A segunda etapa ocorre de 2010 até 2013 e tem uma relação com o ciclo de transformação dessas duas empresas em busca de investidores anjos para lançar seu primeiro protótipo.
Em seguida contam com a entrada de Fabiano e Cristina Filardo como sócios investidores da Aequalis Arquitetura e Engenharia de Software bem como o lançamento do primeiro produto, o Caderno de Campo Eletrônico chamado de Prático Produtor.

A terceira etapa ocorre de 2013 até 2016 onde a empresa passa um período de evolução e ampliação do portfólio desenvolvido junto ao Especialista em Programação Rodrigo Benedicto e a Dra. Ana Beatriz com a criação da plataforma Merenda Segura, com foco na gestão de contratos de compras públicas para os programas PAA e PNAE.

A quarta epata entre 2017 e 2019 inicia-se uma trajetória de expansão e busca de escala com a primeira venda realizada do caderno de campo para a empresa Solo Vivo Orgânicos localizada em Ibiúna/SP bem como a entrada de novo investidores e sócios fundadores a Assovio Desenvolvimento de Software.

Em 2020 realizamos nossa segunda venda a cooperativa localizada em Caseara/TO, A Rural Natural por meio da Fazenda do Futuro, Eco Araguaia.

Acreditamos na Rastreabilidade, Ética e Transparência, por isso, toda nossa jornada esta disponível e aberta, caso tenha interesse em saber os detalhes de cada etapa, ou ainda, participar de nossa iniciativa, seja bem vindo! Saiba mais.
Gondola-Segura-2