O Gondola Segura fez um esforço para aderir ao propósito da Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030 por meio de uma plataforma chamada Business Call To Action analisando inicialmente quais os objetivos faziam parte de nosso raio de impacto.

Nessa plataforma é possível ter um passo a passo sobre como diagnosticar seu negócio a respeito das capacidades necessárias para que tipo de impacto você esta vocacionado e por exemplo, encontrar referências que são da mesma natureza que o seu negócio.

Abaixo podemos visualizar um trabalho muito similar com a tecnologia social Gondola Segura, que a plataforma nos sinalizou como referência após preenchermos a pesquisa da plataforma.

LINK_Methodology-compactado

Também nos foi revelado um modelo para analisarmos o nível de maturidade organizacional do negócio social dentro de categorias como: liderança, cultura de conexão com dados e recursos disponíveis bem como os seus respectivos estágios de maturidade.

Um recurso muito útil da plataforma é uma área para analisar e gerar indicadores integrado a um mapa de outros negócios que estão impactando os mesmos ODS que seu negócio.

Quando se trata de Impacto Social a regra de ouro é mensurar e medir a transformação, entretanto, essa tarefa de quantificar previamente é complexa. A plataforma BCTA também guia o usuário para entender como identificar o fluxo até essas variáveis.

Abaixo alguns indicadores relacionados por outros negócios sociais e que se conectam com o nosso, disponíveis para mensurar o impacto com apoio da plataforma especificamente no ODS 12 — Consumo e Produção Responsável.

Alguns Indicadores de Impacto:

  • Produtores Rurais Atendidos por Região através de tecnologia social.
  • Gestão Rural Familiar por meio do incentivo de acesso e implantação de novas EFAS — Escola Família Agrícolas.
  • Produtores Replicando Boas Práticas Agrícolas Sustentáveis e redução de Agrotóxicos.
  • Produtores Rurais em Transição Orgânica e Agroecológica através de Planos de Manejos.
  • Formação de Redes de Consumidores Acessando Produtores Orgânicos Locais através de um relação de confiança: CSA-Comunidade de Sustenta a Agricultura.
  • Programa de Análises de Resíduos e Preservação Ambiental da Propriedade.
  • Formação de OCS — Organismos de Controle Social e Certificação por Participativa.
  • Integração entre Consumidores (Cidade) e Produtores em Dias de Campo.
  • Fornecimento de Orgânicos a Merenda Escolar.
  • Fornecimento de Orgânicos a Restaurantes.

Também é possível visualizar a cadeia de valor de impacto gerado através da aplicação da Teoria da Mudança, um método muito utilizado nos negócios sociais para delimitar um problema e suas respectivas ações e impactos:

Aplicando a Teoria da Mudança dentro da ferramenta, a plataforma Gondola Segura considerando os impactos negativos que gostaria de transformar atende os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

  • Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades através da alimentação orgânica balanceada e saudável.
  • Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos através do incentivo e interação com as EFAS-Escolas Família Agrícola.
  • Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos através de uma gestão rural familiar agroempreendedora integrada a redes de consumo consciente.
  • Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação através da tecnologia da informação e robótica promovendo o cooperativismo em rede e de plataformas via software e hardware livres.
  • Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles garantizando o acesso a insumos orgânicos, manejo sustentável e acesso a Terra através de ferramentas de apoio a implementação de Políticas Públicas como Reforma Agrária.
  • Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis através da interação entre produtores e consumidores na plataforma e fora dela.

Saiba mais: https://impactlab.businesscalltoaction.org/