É a capacidade de empreender um conjunto de conceitos, visões de mundo e métodos que promovam conexões com territórios físicos e sutis para a contínua reparação de danos e ou mitigar riscos que aumentem a velocidade da entropia em um ecossistema ou organismo por meio de manejos sustentáveis e balanceados.

Tem como objetivo analisar diferentes contextos e suas variáveis necessárias para promover a ativação da sintropia, facilitando a regeneração dos serviços ecológicos e ou sociais que impactam a permanência segura do ciclo, para estabelecer o equilíbrio sistêmico entre seus elos.

Apesar dos projetos regenerativos terem predominâncias em algumas dimensões como por exemplo a dimensão ambiental ou social, isso não exclui a relação direta ou indireta ou sistêmica entre outras dimensões como cultural, monetária, saúde, educação ou geopolítica.

Uma definição mais próxima da complexidade do termo é de considerar esse termo “Projetos Regenerativos” como um fractal que reúne em seu conceito atributos complexos.

Somos parte de uma geração que está neste contexto histórico provocando, pela fragmentação e degradação de ecossistemas naturais, causados pela industrialização, agricultura, urbanização, a humanidade a maior extinção das espécies animais e vegetais dos últimos 65 milhões de anos. É o fim da Biodiversidade a passos largos como nunca foi visto em nenhuma era geológica já estudada.

Matéria sobre Design Regenerativo

SustentabilidadeViaCulturaRegenerativo

Referências:
Design Regenerativo: https://www.designregenerativo.org/
Instituto de Desenvolvimento Regenerativo: https://desenvolvimentoregenerativo.com/

Tecnologia Regenerativa

Tecnologia regenerativa pode ser definida como um método ou instrumento capaz de regenerar algum tipo de dano, desequilíbrio, contaminação ou condicionamento sócio ecológico que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e replicação além da geração de equilíbrio sistêmico (relações de alta complexidade) entre os elos.

Para reproduzirmos um pensamento regenerativo, é necessário a conexão e o compromisso com um determinado contexto local, ou seja, um território, isso significa, além de trocar informações, escutar ativamente e abrir-se para incorporar ao processo de elaboração de uma intervenção a inclusão da própria entidade (localidade) alvo da ação regenerativa.

Quer seja em um projeto formal, colaborativo ou um evento único, a visão sistêmica dos objetivos e necessidades locais poderá ser considerada como meio de prevenir que o contexto local seja desconsiderado. Quando falamos de regenerar sistemas vivos, estamos falando de inclusive, considerarmos acessar e escutar a própria Natureza.

Essa visão Ecocentrica é conhecida por muitos povos originários, que possuem seus representantes, aptos e conhecedores de métodos ancestrais de comunicação, consulta e até pagamento a Natureza, de acordo com as intervenções, danos e ou ofensas causados e aqui denominamos de Cultura Regenerativa.

Tecnologia Regenerativa Empregada: HOMA

A Terapia Homa pode ser usada em várias áreas como a Psicoterapia, Agricultura, Meio-ambiente, Medicina, Biogenética, Engenharia Climática. A noção de universo dependente do observador enunciada pela Física é o que mais se aproxima da ampla extensão da Terapia Homa. Um cientista de mente aberta poderá ter uma perfeita compreensão da amplitude da Terapia Homa e explicá-la em linguagem científica atual. Porém, o mais interessante é que qualquer um pode transformar-se num cientista de ponta ao aplicar em sua vida cotidiana as metodologias descritas nesse conjunto de técnicas simples provenientes do sofisticado conhecimento védico.

Saiba mais: https://terapiahomanobrasi.wixsite.com/terapiahomabrasil

Introdução a HOMA

HomaIntroducaoPtBr

Tutorial para aplicar HOMA

TerapiaHomaTutorial

Agricultura HOMA

Carolina Morales es Ingeniero agrónomo de la unidad de Fomento de INDAP de Atacama. Ella nos va a comentar sus tesis de magister que se basó en demostrar desde un punto de vista científico las ventajas de la Agricultura HOMA para una producción sustentable Temáticas a tratar: – Historia de la agricultura HOMA en Chile – Cómo realizar la ceniza HOMA – Usos de la ceniza HOMA – Impactos de la tecnología HOMA en los cultivos – Experiencias personales – Oportunidades de la tecnología HOMA Este video corresponde al “Seminario e Agricultura Sustentable e Intercambio de semillas”, realizado por el Centro tecnológico para la Sustentabilidad, organizado por Claudia Barrera

A Agricultura Homa pode ser associada a qualquer sistema orgânico/ecológico de plantio. O ideal é transformar gradativamente a propriedade, qualquer que seja seu tamanho, em uma propriedade sustentável no que tange à manutenção das necessidades básicas de manejo. Ou seja, o que se almeja é que não se dependa da aquisição externa de insumos, sementes, húmus, etc.

Quando falamos em Agricultura Orgânica ou Ecológica, precisamos levar em conta que o segredo de tudo é nos aproximarmos cada vez mais dos ritmos da natureza.

A Agricultura Homa propicia uma maior compreensão desses ritmos naturais mesmo para quem vive num apartamento em meio a uma grande cidade.

Isso porque a ferramenta fundamental da Terapia Homa, o Agnihotra, cumpre exatamente esse objetivo. De maneira sutil, porém profunda, vamos desenvolvendo em nós um sentido de maior intimidade e responsabilidade com os processos ecológicos.

Aqui vamos ajudá-lo a dar os primeiros passos visando compreender os manejos fundamentais para um bom resultado.

Se você já é um agricultor experiente, gostará de ver que qualquer sistema orgânico, biodinâmico, permacultural, sintrópico pode ser adotado em conjunto com a Agricultura Homa, observando principalmente o seguinte:

  1. Como manejo, entendemos planificar e cuidar responsavelmente do solo, dos recursos hídricos e todo o entorno vivo;
  2. Fazer rotação de culturas, o que exige boa planificação e atenção;
  3. Considerar a atmosfera como participante do processo de cultivo;
  4. Praticar Agnihotra regularmente;
  5. Praticar os fogos Homa complementares;
  6. Respeitar os ciclos naturais das estações, ciclos lunares e geo-climáticos (de olho no calendário astronômico agrícola!);
  7. Promover a bio-diversidade;
  8. Cuidar da preservação das sementes (criar banco de sementes), intercambiar sementes;
  9. Procurar integrar sistemas de agrofloresta;
  10. Preservar nascentes e mananciais;
  11. Prevenir a erosão, compactação, salinização e qualquer forma de degradação do solo;
  12. Adotar manejo ecológico de pragas e doenças;
  13. Utilizar as cinzas de Agnihotra em todos os processos, desde a preparação do solo, rega, adubação, plantio, prevenção e cura de pragas e doenças;
  14. Mesmo em meio urbano, cultivando em pequenos jardins ou em vasos estes conceitos devem ser levados em conta.

O solo numa atmosfera de prática da HOMA mantém a umidade como nenhum outro. Isto ocorre devido à manteiga clarificada (ghee) e à retroalimentação de HOMA na atmosfera. Quando vem a chuva nutricional, os nutrientes e a umidade são mantidos como uma unidade no solo. Isso proporciona uma melhor qualidade na vegetação.  

Os microelementos do solo estão mudando drasticamente devido à poluição e ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Eles são importantes para o crescimento e amadurecimento da planta. A Agricultura de Terapia HOMA é uma excelente solução para esse problema que está impactando todo o planeta.

Um  fato importante é que com a prática da Agricultura HOMA todas as fases da natureza funcionam em harmonia. 

Por exemplo, sabemos que as minhocas são muito importantes para a agricultura. Numa atmosfera de HOMA elas são capazes de gerar mais húmus. Elas se sentem mais felizes, promovendo um aumento das secreções hormonais dos seus órgãos reprodutores. Isso ajuda na multiplicação da espécie, que em retorno deixa o solo mais rico. O benefício promovido no solo consequentemente vai beneficiar as plantas que vivem nele.  

A prática de HOMA e o uso da cinza de HOMA no solo ajudam a estabilizar a quantidade de nitrogênio e potássio nele presentes.

Outro fator muito importante na agricultura é a ventilação do solo.  O uso das cinzas Homa na sua superfície antes de lavrar ou cultivar ajudará muito à nutrição da planta, o que a torna feliz. 

É importante deixar as plantas felizes, já que é dessa maneira que elas começam a nos dar o efeito feedback de Amor. Quanto mais amor você põe na lavoura ou horta, quanto mais HOMA for realizado, mais vibrações de Amor existirão na área e mais felizes as pessoas serão. Além disso, mais abundantes e saborosas serão as colheitas.

Na Agricultura Homa o solo e a atmosfera estão numa unidade.

Essa unidade é que promove a regulação do ciclo de chuvas nutricionais. A prática de Yajnya é o elo motriz nesse ciclo fundamental da vida.   



Tutorial para montar sua Horta Caseira com HOMA

TerapiaHomaTutorialHortaCaseira

Depoimento de Engenheiro Agrônomo no Peru.

La SUPER TECNOLOGÍA AGROPECUARIA HOMA es la Solución a todos los problemas del Campo Más información : WWW.TERAPIAHOMA.COM terapiahoma@yahoo.com

Tese científica da aplicação HOMA na agricultura IQUIQUE – CHILE.

TeseCultivoHomaTerapiaOrganicosAgricultura

Homa aplicada na Agropecuária