Um de nossos esforços centrais foi o de substituir o caderno de campo, onde ficam todas as informações de manejo de um cultivar, onde hoje tem em sua maioria o preenchimento é feito manualmente por um sistema de gestão para integrar a uma plataforma.

O caderno de campo tem uma importância vital para os produtores: cumprir a legislação referente a segurança alimentar ao gerenciamento da produção, onde se faz possível gerar valor por exemplo em processos assertivos de formações de preços de vendas.

Exigência 1: O Art. 6° do CAPÍTULO II da Instrução Normativa Nº 64, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008 diz que a unidade de produção orgânica deverá possuir registros de procedimentos de todas as operações envolvidas na produção e que todos os registros deverão ser mantidos por um período mínimo de 5 (cinco) anos.

Exigência 2:  a atender as regras definidas pela Instrução Normativa Conjunta ANVISA/SDA-MAPA nº 02 de 07 de fevereiro de 2018, que define procedimento para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, para fins de monitoramento e controle de resíduos de defensivos agrícolas, em todo o território nacional. 

Problema: Atualmente existe uma grande dificuldade, por parte dos produtores orgânicos, e agora convencionais, em cumprir com as resoluções, por conta do sistema manual empregado na manipulação dos dados e no armazenamento físico de documentos.

“Documentação é o ponto fraco de produtores rurais de uma forma geral, e a Produção Orgânica, por sua natureza, exige a rastreabilidade dos produtos, que é baseada fundamentalmente nos registros de atividades” (Marcelo Silvestre Laurino, Coordenador da CPOrg/SP).

Solução: O Sistema Prático, tem por objetivo motivar a evolução e a melhoria nos processos de gestão das unidades produtivas apresentando ao produtor rural um módulo prático de coleta de todas as informações necessárias no contexto do manejo de uma produção agrícola, orgânica ou agroecológica.

Especificação do Sistema de Caderno de Campo Eletrônico:

EspecificacaoPrototipoProdutor2013


Manual do Sistema de Caderno de Campo Eletrônico:

manual_produtor

Relatório de Culturas Ativas

Relatório de Procedimentos A Realizar


Vídeo com Apresentação do Caderno de Campo Eletrônico: